sexta-feira, 13 de março de 2009

Algumas infomarções curiosas sobre a "nação do Tango" :D

Anteriormente ao post sobre nossa chegada a Buenos Aires, gostaria de citar algumas informações interessantes sobre a Argentina.













Ainda nos preparativos da viagem, eu e meu pai resolvemos dar uma pesquisada sobre este país. Folheamos uma antiguíssima enciclopédia aqui em casa - chamada "Tesouro da Juventude", publicada em 1963 - e para nossa surpresa descobrimos algumas informações bem curiosas nos livros desta coleção: naquela década a Argentina era a maior economia da América Latina (a segunda do continente americano, perdia somente para os Estados Unidos) e o seu PIB sozinho era (pasmem!) maior que o PIB somado de todos os outros países da América do Sul (incluindo o Brasil!). Buenos Aires era a segunda maior cidade da América (perdia somente para Nova York) e já possuia linhas de metrô desde 1913 (enquanto São Paulo veio conhecer este “moderno” sistema de transporte coletivo somente em 1968).

Essas informações chegam a ser impressionante quando observamos como o cenário mudou radicalmente ( menos de 50 anos depois) : atualmente a cidade de São Paulo é bem maior e mais importante economicamente do que Buenos Aires, e a economia brasileira é de longe bem mais notável que a da Argentina, que foi ultrapassada também pela economia do México e do Canadá. É uma demonstração do que várias crises não fizeram com nossos amigos argentinos, que em outra época se orgulhavam de serem considerados os europeus da América do Sul (e alguns se consideram até hoje!)

Mas nem tudo é motivo de infelicidades para los hermanos: enquanto nós brasileiros nos gabamos de 5 títulos na copa do mundo contra 2 títulos da Argentina, os argentinos podem se gabar de terem a impressionante marcas de 5 (cinco!) prêmios Nobel, enquanto nós nunca recebemos pelo menos um! Pensamos tanto em futebol que acabamos sendo surpreendido com uma dessa, né? rsrsrs

Algumas outras curiosidades é que a Argentina também possui a mais larga Avenida (9 de Julio, em Buenos Aires) e o rio mais largo do mundo (o Rio da Prata, a maior extensão no planeta de uma margem a outra). O ônibus urbano é um invento argentino (assim como a caneta esferográfica, o sistema de impressão digital, o marca-passo e o doce de leite). E ao contrário do que se pensa no Brasil, os argentinos têm carinho pelos brasileiros, admiram a alegria do povo e a beleza do país, representado principalmente pelo samba, pelo carnaval, pelas mulheres e pelo futebol. E outra coisa interessante é que os argentinos se parecem muito com os gaúchos: tomam chimarrão, o churrasco é um dos pratos principais e inclusivem falam (pasmem!) "bá" e "tchê"

Nenhum comentário:

Postar um comentário